quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Disparate ou bom senso


Não sou santo, não acredito em santo, não ponho a mão no fogo por absolutamente ninguém.
Minha visão da bíblia vai provavelmente divergir com a sua, li a palavra várias vezes e de diversos modos, com vários artefatos de apoio ao entendimento da mesma, então se você não leu bem o que está escrito lá, não estudou,  não abra a boca pra falar comigo sobre isso. Dependendo dos seus argumentos, zombarei de você sarcasticamente.
Se você é cristão, ou é ateu, budista, espiritista, mórmon, muçulmano, induísta, hare krishna, URD, ou nem sabe o que é, e não tem intenção real de saber sobre o que eu creio, nem de ter uma conversa aberta, mas quer me provar que sua religião, seita ou crença é melhor que a minha, vá pro raio que o parta.
Eu acredito em Deus de uma forma bastante diferente do credo da igreja, me desculpem, mas o meu Deus é muito mais parecido com o da bíblia do que com o deles.
Existe uma diferença muito grande entre presença e proximidade, meu Deus é próximo o deles é presente, tipo pai que só atura o filho.
A bíblia não é um conto de fadas, cheio de pessoas perfeitas e super especiais que tiveram a honra de ter seus feitos maravilhosos e atos heroicos escritos em suas páginas, muito pelo contrário... Quando eu olho um personagem da bíblia o que mais me chama à atenção são os defeitos, nenhum deles foi herói, nenhum foi santo, nenhum é digno de aplauso, todos dependeram da graça. Leia sua bíblia novamente, desta vez olhe os personagens com o mesmo olhar que você joga nas pessoas ao seu redor, com o mesmo julgamento que você passa nos seu amigos e parentes, depois disso me diga com quem você se identifica na bíblia.
Davi é clássico; matou, adulterou, fingiu de bobo... A real diferença dele era que ele sabia pra onde correr, pra barra da saia da graça de Deus.
Salomão pediu a Deus sabedoria e recebeu também riquezas, mas passava o rodo geral, não podia ver uma mulher que levava pra casa, viveu uma vida sem limites, se deu a todos os prazeres que sua carne desejou.
Daniel e seus companheiros honraram a Deus, mas em desobediência à uma autoridade instituída por Deus, não foram consumidos pelo fogo por que o nome de Deus estava em questão.
Abraão era chegado numa meia verdade.
Paulo era nervosinho, arrumava confusão onde ia, apelou para César no calor da situação e vacilou.
Dá pra ir falando um monte de gente e suas desventuras.
A verdade da bíblia pra mim, no final das contas, serve pra provar a soberania de Deus acima de todas as coisas, serve pra mostrar que não temos capacidade de perfeição, que somos todos iguais, não existe um ser humano melhor que o outro, talvez tenha uma posição melhor na sociedade, mas é a mesma coisa do miserável.
Então não me venham com superioridade espiritual, simplesmente porque vão à igreja e assistem a um culto que mais parece uma palestra de auto-ajuda...
Quem realmente dobra seus joelhos no chão e ora pelas vidas das pessoas, pela própria vida e tem isso como  um hábito, dá pra ver claramente no rosto dessa pessoa que ela faz a diferença, sem precisar falar.
Então cale-se, não fique falando demais, como eu.



Gabriel Marchezini
26 de janeiro de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário