quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Vou reaprender [Um desabafo ou um aviso]


Fazendo minha leitura bíblica de hoje, estes versículos do capítulo 15 do livro de Atos me chamaram bastante a atenção para uma realidade que vivemos, e depois de um dia inteiro de reflexão nesta palavra, escrevi o texto que segue abaixo dos versículos. Espero que este texto/desabafo edifique vidas e colabore para o crescimento de quem o ler.


1 Alguns homens desceram da Judéia para Antioquia e passaram a ensinar aos irmãos: “Se vocês não forem circuncidados conforme o costume ensinado por Moisés, não poderão ser salvos”. 2 Isso levou Paulo e Barnabé a uma grande contenda e discussão com eles. Assim, Paulo e Barnabé foram designados, junto com outros, para irem a Jerusalém tratar dessa questão com os apóstolos e com os presbíteros. [...]

[...] 5 Então se levantaram alguns do partido religioso dos fariseus que haviam crido e disseram: “É necessário circuncidá-los e exigir deles que obedeçam à Lei de Moisés”.

6 Os apóstolos e presbíteros se reuniram para considerar esta questão. 7 Depois de muita discussão, Pedro levantou-se e dirigiu-se a eles: “Irmãos, vocês sabem que há muito tempo Deus me escolheu dentre vocês para que os gentios ouvissem de meus lábios a mensagem dos evangelho e cressem. 8 Deus, que conhece os corações, demonstrou que os aceitou, dando-lhes o Espírito Santo, como antes nos tinha concedido. 9 Ele não fez distinção alguma entre nós e eles, visto que purificou os seus corações pela fé. 10 Então, por que agora vocês estão querendo tentar a Deus, pondo sobre os discípulos um jugo que nem nós nem nossos antepassados conseguimos suportar? 11 De modo nenhum! Cremos que somos salvos pela graça do nosso Senhor Jesus, assim como eles também”. [...]

[...] 13 Quando terminaram de falar, Tiago tomou a palavra e disse: “Irmãos, ouçam-me. 14 Simão nos expôs como Deus, no princípio, voltou-se para os gentios a fim de reunir dentre as nações um povo para o seu nome. 15 Concordam com isso as palavras dos profetas, conforme está escrito:

16 ‘Depois disso voltarei e reconstruirei a tenda caída de Davi. Reedificarei as suas ruínas, e a restaurarei, 17 para que o restante dos homens busque o Senhor, e todos os gentios sobre os quais tem sido invocado o meu nome, diz o Senhor, que faz estas coisas 18 conhecidas desde os tempos antigos. ’

19 Portanto, julgo que não devemos pôr dificuldades aos gentios que estão se convertendo a Deus.

- Atos 15:1-2; 5 a 11; 13 a 19.


O peso que cai sobre nossas costas hoje, não é diferente daquele que cairia sobre as dos crentes do 1º século se os discípulos e líderes daquele tempo, não tivessem agido com tanta sabedoria, cautela e tão grande temor do Senhor, para decidir aquela delicada situação; a de não trazer peso sobre a vida de novos convertidos que eram pessoas de pensamentos, costumes e culturas diferentes. Fazendo o evangelho assim, acessível aos gentios, já que Deus os havia aceitado e chamado tal qual aos judeus. Se não fosse a sabedoria e humildade de uns que pensam de uma forma ouvirem aos outros que pensavam de outra forma, mesmo com muita discussão e desentendimento, não chegariam à conclusão deste assunto de forma agradável.

É louvável o discurso de Pedro com respeito à situação dos irmãos gentios, ele que tempos antes tivera a visão do lençol que se estendia dos céus com todos os tipos de animais da terra os quais o senhor dizia que ele matasse e comesse, pois Ele tinha os tornado puros. Com esta visão Deus mostrou a Pedro que nenhum homem era indigno de receber do Dom de Deus, fosse judeu ou gentio.

Hoje, infelizmente vivemos um momento na nossa igreja do qual podemos nos envergonhar, um momento de grandes “achismos” e doutrinas distorcidas que tem sido peso nas vidas dos crentes. Há um grande agitar de ondas que são chamadas de “mover do Espírito” que confundem até o cristão mais experiente. Não dá pra acreditar que o Espírito de Deus seja, sarcasticamente falando, tão brincalhão e indeciso, que tenha ensinado algo escrito na bíblia durante milênios e hoje, aos líderes que aparecem por aí, mostre coisas diferentes ao ponto de serem discrepantes quando comparadas às razões bíblicas; não dá pra acreditar, eu creio que não é.

O evangelho é simples e puro, mas existem pregações que complicam o entendimento da igreja. Novos convertidos têm sido levados numa corrente forte de ensinamentos misteriosos e muitas vezes mentirosos, extremamente fora da verdade e da luz bíblica.

O sensacionalismo, o show, o grito e até o fato de sermos pecadores são usados para ajuntar massas de pessoas mal informadas e facilmente influenciáveis em cultos e eventos onde as lágrimas não passam de emoção nos olhos até dos mais contritos.

Vamos aos cultos e ofertamos por coação ou por ficarmos com a consciência pesada depois de vinte à trinta minutos de pregação ou pressão de um homem que lê um versículo, quando este lê algum, disseminando a teologia da prosperidade e dizendo que Deus não vai te abençoar se você não der... Talvez este homem tenha esquecido que o dar, entregar e dedicar a Deus deve ser feito com alegria no coração, não com peso e medo de não conseguir ter porque não deu como se fosse uma barganha com o Senhor. Quem sabe este homem pulou a parte na bíblia que nos ensina a fazer tudo como se fosse pra Deus, nos agradando dEle e sendo felizes com e por Ele, que Ele quer nossos corações antes das coisas que podemos fazer. Afinal de contas, todo o dinheiro que colocamos no altar não é revertido pra nós mesmos em luz, água, bancos, igreja limpa, equipamentos de som, instrumentos e outros? Então o que realmente importa não é o compromisso e a devoção do nosso coração ao entregar a Deus o nosso melhor e depositar os nossos dízimos e ofertas no altar?

O peso colocado sobre nossos ombros é vexatório, nos faz parecer idiotas de bíblias nas mãos. De livro sagrado, inspirativo e de ensinamentos, a bíblia tem se tornado um amuleto da sorte... Um livro cheio de folhas que se permanecer fechado numa gaveta ou aberto ao meio sobre um pedestal, não pode colaborar com a salvação de ninguém; carregar a bíblia na sua bolsa também não te protege do mal. Um livro que como qualquer outro, se não for aberto e lido, estudado e entendido não vale de nada, será só um símbolo de uma religião. A própria bíblia diz que o povo perece por falta de sabedoria, ou seja, por pura e simples ignorância. As pessoas não conseguem entender que se não lerem a bíblia e se não a estudarem com afinco, nunca irão saber a verdade verdadeira. Ir à igreja e só ouvir dos outros falando é como ir à escola e só assistir às aulas; na hora de fazer uma prova, não estão preparados. Com isso, existem várias interpretações convenientes da bíblia e cada um vive aquela que lhe apetece mais.

Confesso que fui criado no meio evangélico e hoje, grande parte do que aprendi eu descarto, pois muitas das coisas que aprendi estão indo contra o que tenho lido na bíblia e sentido na realidade da minha vida. Tem sido um processo doloroso arrancar do meu coração coisas que me fazem sentir mal, coisas estas que me ensinaram que eram erradas e ponto final, mas que na verdade, para a situação ser certa ou errada, boa ou ruim, depende da intenção do meu coração. Tem sido difícil a renovação da mente, mas tem sido prazeroso me tornar livre.

Gostaria que os líderes que me ensinaram a ter medo de Deus e não temor se envergonhassem de estar até hoje ensinando isso. Acabei de completar 25 anos e estou aprendendo com Deus que não preciso ter medo dEle e que temor tem muito mais a ver com reverencia e respeito, saber que Ele é maior que eu, mas não é um tirano que fica apontando meus erros.

Quero com muito gosto, que os pastores que me disseram que eu tinha que mudar a minha vida pra ser aceito por Deus não ensinem mais isso, pois já li na bíblia que Ele me chama como sou e como estou, e que a mudança será feita na caminhada com Ele gradativamente, e o mais importante de tudo é que a mudança acontece entre eu e Ele. A presença de irmãos para ajudar a segurar a barra é de suma importância, mas a presença de irmãos pra te oprimir e fazer a gente se sentir pior do que estávamos é má.

Peço aos meus queridos irmãos que estudem a palavra de Deus, em suas casas e antes de sair falando de Jesus pra todo mundo de qualquer jeito, que aprendam o que falar e como falar. Irmãos, não façam do evangelho um boato ou uma fofoca, falando dele sem saber com certeza. Estudem a palavra e falem dela com firmeza e com conhecimento. O Senhor te dará sabedoria, assim como você escreverá e falará português melhor se você ler mais livros e fazendo resumos deles, tendo mais tempo dedicado à palavra de Deus você terá mais discernimento e fluência nesta. Se você quer saber estude, não espere alguém falar do alto de um púlpito tudo o que você precisava ouvir, saiba antes. E quando você ouvir de um pastor, líder, presbítero, apóstolo ou de seja lá quem for alguma coisa que você precisava que esta venha como confirmação da palavra de Deus, anteriormente revelada ao seu coração no seu particular com Ele.


Que Deus o abençoe.


Gabriel Marchezini

18-19 de agosto de 2009

Um comentário:

  1. Amém!
    Que Deus te faça crescer a cada dia no Evangelho da VERDADE e conserve a sua mente sã... Livre das falsas doutrinas, que muitas das pessoas não conseguem enxergar por falta de relacionamento profundo com a Palavra!

    Bom te conhecer, Gabriel...
    E agora posso reconhecer que isso não foi por acaso.

    ResponderExcluir